top of page

Como as empresas terão que mudar para atender o consumidor digital

  • Comercial
  • 4 de jul. de 2017
  • 3 min de leitura


Surge a cada dia no mundo digital uma nova tecnologia, uma nova ferramenta e até mesmo um novo aplicativo que muda por completo os modos de organizações e operações das empresas. É cada vez mais menor a diferença entre usuários que realizam suas compras online e off-line, porém algumas empresas ainda não estão preparadas para atender os consumidores não lineares por falta de adequação ou outros motivos.


E o que que se fala muito no momento é sobre integração, é a palavra de ordem do momento. Sem ela fica inviável e impossível mensurar dados importantes, pois ela permite a vincular elementos e recursos essenciais para os meios digitais e físicos para que se tenham cada vez mais, melhores informações e resultados. E com isso, uma das peças principais que precisa estar incluída nessas estratégicas é o cliente, isso é, independente de qual meio ele realiza uma compra.


Confira os 4 motivos para que as empresas atendam melhor o consumidor digital.


1. Faça uso de plataformas digitais


As plataformas estão presentes em diversos nichos, desde as gratuitas e até as que necessitam de investimentos, seja ela para realizar o remarketing dentro das redes sociais ou para tornar um e-commerce mais dinâmico.


Os consumidores digitais buscam economia e comodidade ao realizar suas compras e se tornou um grande potencial de relacionamento da marca com os consumidores. Segundo uma pesquisa realizada pelo Google, em 2015, constatou que 80% dos compradores online fazem pesquisas em seus dispositivos móveis antes da compra.


No Brasil O comércio eletrônico, mesmo em meio a crise, continua crescendo significativamente. Para ter uma ideia, já são 22% de crescimento de consumidores ativos desde 2015. E 14% das compras online já são feitas por dispositivos mobile.


Tendo como consequência o tráfego em websites de origem mobile, uma mudança bastante significativa de comportamento do usuários, é uma nova oportunidade que deve ser aproveitada pelos empresários. E quando realizam uma compra através de uma loja física gastam 20% a mais, pois pesquisam o que querem comprar antes de sair de casa.


Diante desses dados significativos é indispensável o uso de uma boa plataforma, para que integre as seguintes funções abaixo:


- Ter um site bem estruturado em uma plataforma que permita integração com outras plataformas;


- Obedecer regras dentro do segmento escolhido;


- Ter uma equipe orquestrada para realizar o atendimento do SAC (Central de atendimento ao consumidor);


- Ter o registro de adquirência para pagamentos dentro do site com diversas formas de pagamentos.


- ERP função responsável por emissão de notas fiscais, controles de estoque, contas à pagar e receber.


- Possibilidade de fazer parceria com plataformas de Marketplace B2W como Lojas Americanas, Submarino entre outras.


- Mensuração de dados analíticos, ou seja, permitirá a identificação das seguintes premissas: Quem é meu público-alvo? O que compra? Que valor paga? Quanto tempo fica em cada página e a origem do tráfego entre outros.



2. Encantamento de usuário através de experiências


As empresas precisam estar atentas e investir em experiência agradáveis aos usuários, o tratamento virtual através de uma compra online deve ser o mesmo em uma loja física para que haja uma experiência gratificante e que atendam as necessidades do consumidor durante o processo de compra.


3. Seu cliente como centro da estratégia


Atualmente, os usuários tem as tomadas de decisões antes mesmo de entrar numa loja tanto virtual quanto física e para que ele esteja no centro da estratégia foram criados algumas formas de não deixa-lo de fora como: códigos de cupons promocionais, onde proporcionam um sentindo de “ganho”, isso possibilita uma experiência diferente aos outros usuários e pode levar vínculos emocionais entre a marca e o consumidor. No digital esse fator é decisivo, pois é gerada uma sensação de exclusividade gerada ao cupom, e diante de tantas opções o benéfico pode ser transferido para uma loja física também.


4. Consumidores no ambiente digital


Empresas que investirem em estratégias de inovação poderão: compreender, acompanhar a jornada do consumidor e obter mais sucesso no futuro não linear. E terá como foco em atender as experiências dos consumidores e oferecer as melhores experiências. A disponibilização de aplicativos gratuitos contribuirão bastante para esse tipo de perfil de consumidor, pois eles já são essenciais e indispensáveis no mundo atual - e responsáveis pelas experiências dos usuários tanto negativamente quanto positivamente. Além da interatividade em ambientes particulares e coletivos como as redes sociais que permitem os meios digitais.

 
 
 

Commentaires


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Siga

©2015 Todos os direitos reservados

Empresas Associadas a AFRAC
bottom of page