4 regras de inovação para sua empresa obter bons resultados
- Comercial
- 10 de nov. de 2017
- 4 min de leitura
Vivemos em um mundo totalmente digital, e quando pensamos em inovar conciliamos de forma equivocada que essa ação está relacionada a Startups. Remetemos que tudo relacionado a tecnologia chega para nós através daquelas pessoas que vão para o Vale do Silício, e trazem suas bagagens cheias de novidades e soluções eficazes com fórmulas de sucesso garantida.
Na realidade as Startups aprendem metodologias e não são sinônimos de inovação, pois dependem da inovação para sobreviver. Na 5ª edição IT Fórum Expo, que aconteceu nos dias 07 e 08 de novembro de 2017, no Transamérica Expo Center, em São Paulo podemos dizer que inovação vai muito além de trazer ou fazer algo novo para uma instituição.

Segundo Marcus Rossetti, CEO da empresa Commsulting, especializada em consultoria comercial em inovação corporativa afirma: “A inovação está relacionada a retenção de talentos para a melhoria de processos em determinada companhia.”
“Elas são forçadas a inovar devido as mudanças, pois o risco de não inovar é maior do que o risco de um processo bem conduzido.”
Alguns tópicos de inovação citados na palestra ministrada por Marcus Rossetti são: Metodologias, modelos de negócios e resultado. Confira no artigo abaixo as regras de inovação que poderão servir como inspiração e modelo; trazer boas ideias para sua empresa e fazer uma grande diferença no sentido de inovar.
Boa leitura!
Antes de falarmos sobre as regras vamos deixar aqui algumas dicas de aplicações coorporativas de inovações onde você poderá investir em sua empresa.
Capacitação de Work Shop, onde envolve estratégias básicas, geralmente tem duração de um dia;
Capacitação de imersão, esse tipo de curso geralmente são mais extensos podendo a chegar a um mês ou mais;
Hackathon Clássico, é o profissional ligado ao desenvolvimento de software para uma maratona de programação.
Hackathon Business, são equipes de profissionais de desenvolvimento e designers que têm o desafio de desenvolver uma solução rápida para algum problema proposto.
Parceria técnica, tem como objetivo de ser uma facilitadora para as demandas de serviços e produtos.
Incubadora corporativa, são centros de empreendedorismo tecnológico que conecta empreendedores, grandes empresas, investidores e universidades para fomentar o ecossistema de Startups. Uma das empresa residentes e parceira da CUBO é a Startup Oito que desenvolve e aplica tecnologias avançadas e serviços especializados voltados às demandadas operacionais e gerenciais das áreas jurídicas, proporcionando agilidade, eficiência e controle aos processos de negócios.
Investimento Direto, consiste em promover operações de aquisição de participação societária, visando a capitalização e o desenvolvimento de empresas.
Regra n. 1 - Pilares da Inovação
Classificados como pilares para aplicações corporativas de inovação eles podem ser utilizados em diversos departamentos de uma empresa como: em projetos, produtos, gestão, marketing, venda, RH, entre outros. A mentalidade em inovar tem como pilares os seguintes fatores:
- Aprendizado;
- Agilidade e objetividade;
- Iniciativa e ousadia; e;
- Foco no resultado.
Regra n.2 – Adaptação e Metodologias
Os projetos de inovação não se iniciam a partir de uma ideia, mas a partir de uma necessidade. Portanto, você deverá fazer uma análise da real necessidade em que a sua empresa esteja passando. Geralmente, a inovação está muito distante do cotidiano das empresas do que se imagina, em algumas empresas (ou empresários) não tem perfil para inovar, não sendo o seu caso nesse momento você deverá está aberto a aprender e ter consciência de que é preciso pagar o preço a longo prazo para obter sucesso.
Regra n. 3 - Engajamento e Comprometimento
As iniciativas de inovação não são criadas para serem vendidas, mas para servirem a um negócio. Forme uma equipe que possua perfil para conduzir um projeto empreendedor, fique atento a manter sua equipe pois o cotidiano sempre tende a “puxar” os recursos de volta à operação. Você poderá se adaptar as metodologias mas lembre-se os riscos existirão sempre, não tenha medo de errar - é melhor você errar no início do que no final de um processo. A agilidade nesse momento é imprescindível!
Regra n. 4 – Ferramentas de Apoio
A partir do momento em que se inicia um projeto de inovação ele acaba sofrendo ameaças constantes de ser interrompido ou muitas resistências, na maioria das vezes por parte da organização. É a partir daí que surgem os caminhos tradicionais de financiamento como: Anjos, Venture, etc. Em outros casos podem acontecer parcerias com Startups que ajudam muito no engajamento.
Para evitar maiores gargalos sócios de empresas de porte médio não devem se envolver ativamente para não comprometer o processo de inovação. Sabemos que é pouco provável essa ação dos sócios por medos e incertezas. Porém, nessa fase a ousadia e o foco andam de mãos dadas, é o momento de um resultado pra lá de positivo.
Veja também alguns fatos recorrentes de inovação corporativa
- Nem todas as empresas estão no momento adequado para um projeto de inovação;
- O maior motivador de um projeto de inovação é ver concorrentes e parceiros iniciando um projeto;
- O aprendizado nunca é algo desejado ou mencionado no primeiro momento que se inicia uma projeto;
- Inovação é confundida com desenvolvimento de produtos.
Comments