Autoatendimento integrado as redes sociais para fidelizar clientes
- Comercial
- 12 de jul. de 2017
- 3 min de leitura

Já sabemos que o autoatendimento não é mais novidade, ele chegou no Brasil em 2014, e uma das primeiras a utiliza-lo foi o restaurante Bob´s, com a velha intenção de reduzir as filas. No entanto, de lá para cá vários modelos foram criados e surgiram no mercado diversos tipos de fornecedores que investiram no produto. Com isso novas tecnologias foram integradas no autoatendimento, confira abaixo.
O autoatendimento é um terminal como uma solução integrada que permite o consumidor efetuar uma compra através de operações intuitivas. Em alguns modelos permite ser configurado em outros idiomas para facilitar o atendimento à estrangeiros. E está em vigor em diversos estabelecimentos comerciais; autosserviço: caixa eletrônico de autoatendimento entre outros.
Funcionalidade
Seu principal objetivo é proporcionar ao consumidor mais praticidade e autonomia, em escolher seus produtos, compor sua compra e dispõe formas de pagamentos em cartão (débito, crédito, voucher). Além de diminuir as filas, aumenta a satisfação do cliente e atrai o público moderno.
Vantagens do autoatendimento
Quando o cliente faz um pedido em poucos toques através de imagens ilustrativas, ele vai direto para a impressora de produção e é registrado no sistema;
Depois que o pagamento é feito, o sistema o registra e, posteriormente, o administrador pode fazer a gestão dos lucros do dia sem somar nota por nota;
Redução nos custos operacionais do estabelecimento;
Terminal de vendas e consultas;
Redução de filas de espera;
Facilidade na venda.
Interatividade
De acordo com a última feira realizada no mês passado pela Fispal Food Service, no Expo Center Norte, em São Paulo (SP), observou-se um novo comportamento dos consumidores que surgiram através da tecnologia mobile. Os novos tipos de autoatendimento mobile estão surgindo para atender diversos nichos e segmentos como:
- Autoatendimento de mesa
Que permite o usuário utilizar tablets com cardápios digitais em bares e restaurantes inclusos e imagens dos produtos como: lanches, pratos, bebidas entre outros para realizarem seus pedidos com maior comodidade, sem ter que esperar em filas ou balcão.
- Autoatendimento de parede
O mesmo tem a função de um autoatendimento tradicional a diferença é o tamanho que foi desenvolvido para estabelecimentos como Fast Food.
- Autoatendimento através de QR Code
A solução mobile que funciona através de QRD-Code em diversos tipos e para estabelecimentos. O objetivo é deixar o consumidor escolher à vontade seu pedido sem depender do garçom. Basta o cliente ter um aplicativo de QR-Code que pode ser baixado gratuitamente do seu App Store, compatíveis para as plataformas Android ou IOS e fazer a leitura.
Em seguida o browser surge com o layout personalizado e de fácil interação, tendo no menu superior itens onde o cliente poderá escolher: bebidas, lanches, pratos, contendo descrição da composição de cada prato/lanche/bebida, opção para modo de preparo de pratos/lanche/bebida, assim como a informação nutricional.
Um resumo é exibido no celular, que permitirá a conferência antes de finalizar o pedido, adicionar ou excluir itens, além de enviar o pedido diretamente para a cozinha. A solução não envolve custos com hardware, já que pode ser instalada facilmente pelos usuários. A solução acima também pode ser utilizada em hotéis, resorts e pousadas.
Fidelização
Empresas Start-up do segmento de Mídias Sociais desenvolvem ferramentas que permitem integrações com o autoatendimento. Como por exemplo a empresa Gtou que desenvolveu um aplicativo que permite o usuário cumprir alguns desafios como: Check-in na Rede Social Facebook, compartilhar uma campanha, ou responder uma pesquisa.
Essa é uma nova forma de fidelização que muitos estabelecimentos já estão se tornando adeptos como o Habib´s, por exemplo. Uma ação virtual dá direito a recompensas concretas em forma de presentes, como: sobremesas entre outros. Ou seja, a experiência do consumidor é convertida em publicidade gratuita para o estabelecimento ao mesmo tempo que ele compartilha algo pessoal em sua rede social.
Hotspots estão se tornando os queridinhos do momento, redes de Wi-fi também estão sendo utilizadas em estabelecimentos como forma de deixar o cliente bem próximo dele. Senhas para acesso à internet são substituídas por coleta de dados preciosos como: nome, e-mail e telefone. Tudo de forma bem simples e objetiva com intenção de captar informações como: pesquisas de qualidade, envio de ofertas por e-mail, avaliações, tempo de permanência de conexão, entre outros. A grosso modo é dado a internet de graça ao cliente com intenção de estreitar cada vez mais a relação entre usuário e estabelecimento.
A questão não se trata de aderir ou não no estabelecimento algum tipo de autoatendimento, a tendência não é somente o fato do consumidor realizar um pedido ou fazer uma compra. Essas ações convergem através das novas mídias que dominam o digital e refletem no mundo real. Analisar com profundidade em qual o tipo de integração que se encaixa o seu negócio diante dessas novas tecnologias no cenário atual é uma das dicas.
Comentarii