top of page

4 Soluções de automação comercial ideal para o comércio varejista

  • Comercial
  • 31 de jan. de 2017
  • 4 min de leitura

Muito se fala sobre como a tecnologia está evoluindo e ajudando os grandes varejistas, mas pouco ouvimos sobre o impacto dessa transformação nos pequenos e médios estabelecimentos comerciais. Diante da expansão das redes Fast Food e as perspectivas de retomada econômica do país, o microempreendedor deve buscar seu espaço no mercado. No entanto, só conseguirá alcançá-lo se entender os benefícios de digitalizar o seu negócio e investir na tecnologia certa.


Na busca por fazer o negócio crescer rapidamente, mas sem os devidos controles, muitos se perdem pelo caminho. O pequeno varejista tem como costume controlar a empresa pela simples entrada e saída de dinheiro do caixa e isso é bastante perigoso. O ideal é acompanhar as vendas, os custos da empresa, as contas a pagar e a movimentação do capital por meio de uma ferramenta que auxilie a visualização do fluxo de caixa de forma precisa.


Outro ponto fundamental para o varejo - e cada vez mais determinante para a sobrevivência dos estabelecimentos - é a busca pela fidelização dos consumidores. Para isso, é importante ter o perfil de consumo de cada um dos clientes para, com base nele, oferecer um atendimento personalizado, prever comportamentos e demandas, oferecer promoções certeiras e aumentar as vendas. E isso pode ser feito com cinco soluções simples para automatizar sua empresa de forma segura e eficaz.


Confira as novas tendências abaixo!



- Porquê a necessidade de migrar para a tecnologia touch.


As telas de touch screen são hoje presença constante na vida da maior parte das pessoas. Cada vez mais aparelhos substituem botões, teclados e outros dispositivos de interface pela interação direta na tela. A maioria do operadores de frente de caixa em restaurantes Fast Food conseguem rapidamente aprender a usar suas funções, sem a frustração de cometer erros ou precisar de um longo período de treinamento.

A consequência dessa linguagem gestual ser facilmente aprendida faz com que os longos códigos digitados pelo operadores sejam substituídos por imagens de produtos. Um ponto muito positivo para o estabelecimento, pois diminui o tempo do atendimento e agiliza o tempo de venda.


- Por que a cultura do papel está acabando?


Em dias de grande movimento em bares e restaurantes, chamar o garçom e fazer seu pedido pode ser uma tarefa difícil. Na hora de pedir a conta, também podem ocorrer contratempos e confusões. Pensando nisso, a empresa de Automação Comercial POSI Tecnologia, desenvolveu o POSI CVS (Comanda de venda Setorial), o serviço facilita a relação entre clientes e estabelecimento.


A comanda eletrônica permite realizar pedidos, consultas, estornos e fechamento de conta além de agilizar a entrega de pratos. E possibilita que o estabelecimento receba rapidamente o pedido dos clientes, evitando enganos e reclamações sobre a qualidade do serviço. Algumas vantagens são: redução dos custos dos estabelecimentos a médio e longo prazos, garantia de controle para o cliente e controle da conta em tempo real.


Um outra forma de constatar que o papel está caindo em desuso é uma nova Legislação implementada pela SEFAZ recentemente em vários Estados do Brasil, a chamada NFC-e (Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica). A nota fiscal que substitui o Cupom Fiscal utilizada para o consumidor do varejo é emitida através da internet e fica disponível para consulta pelo e-mail ou mesmo Smartphone, lembrando que a nova Legislação Fiscal vem sendo aplicada em regime de adesão voluntária, consulte seu Estado através do site da SEFAZ.


- Gerenciamento de cozinha por tela de monitor


Estabelecimentos do tipo Fast Food requer muita agilidade, principalmente na produção de pedidos. Através de analises de como agilizar o atendimento nasceu a necessidade de gerenciar a cozinha de forma mais eficiente e dinâmica com a utilização de tela de monitor em cozinhas, o KDS (Kitchen Display System/ Sistema de gerenciamento de cozinhas)

Uma das vantagens do monitor de cozinha é permitir reduzir o gasto de papel, evitando perdas de pedidos e acelerando todo o processo, tornando assim mais eficiente e rápido o atendimento ao cliente. Com esta funcionalidade terminam os problemas relacionados com as impressoras, desde a falta de papel até ao desaparecimento dos talões, por outro lado, permite ainda uma melhor visão e gestão global dos pedidos e ao mesmo tempo alguma interação entre quem atende. Sem a necessidade de impressão de pedidos é possível visualizar no monitor de cozinha a mudança automática da cor dos pedidos, mediante o tempo que vai passando, permitindo ao utilizador ter noção do tempo dos pedidos. Após a finalização do pedido, através de um toque, o utilizador pode dar o pedido como terminado. Assim, esta funcionalidade permite agilizar os processos do estabelecimento e proporciona a passagem de informação de forma correta entre quem serve e quem elabora as refeições.



- Independência dos clientes na atualidade

Auto atendimento de mesa e Totem de auto atendimento


Profissionais da área varejista já devem ter notado que as evoluções tecnológicas, principalmente àquelas ligadas com a popularização dos Smartphones e o acesso facilitado à internet, fizeram com que os usuários se tornassem mais interativos em relação a todo o processo de compra.


No mercado atual, não basta oferecer o produto. Consumidores estão cada vez mais exigentes e esperam muito mais de uma empresa, portanto é preciso investir no atendimento, inaugurando atitudes personalizadas para cada perfil de cliente. O consumidor quer ter a possibilidade de optar, escolher, pesquisar, interagir e customizar aquilo que compra de acordo com o que for mais adequado para ele.


É por isso que você, caro lojista, precisa estar preparado para surpreender clientes, oferecendo produtos, serviços e atendimento de qualidade, que supere qualquer expectativa. O interessante é que haja um equilíbrio: dar ao consumidor tudo que ele precisa e deseja, mas também deixar que ele continue participando ativamente de todo o processo de compra.


O auto atendimento de mesa e totem auto atendimento são produtos dessa nova tendência e permitem a participação ativa do clientes tanto na escolha dos produtos quanto na fase final da compra, os lojistas precisam estar preparados para promover a melhor experiência de compra aos seus clientes, satisfazendo suas necessidades e seus interesses, dessa forma o estabelecimento caminha junto às evoluções tecnológicas. As empresas que não se adaptarem ao mundo digital e ao novo perfil do consumidor ficarão para trás.



E aí, você não vai ficar pra trás né? Já imaginou como nossas soluções podem mudar a forma de atender seus clientes? Tendo um gerenciamento seguro, sem ter que ser preocupar com comandas perdidas, perdendo tempo digitando longos códigos ou atraso na entrega de produtos? Essas soluções estão ao seu alcance, e podem trazer mais agilidade e eficiência no seu estabelecimento. Quer saber mais sobre a POSI Tecnologia? Entre em contato e agende uma apresentação.



 
 
 

Comentarios


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Siga

©2015 Todos os direitos reservados

Empresas Associadas a AFRAC
bottom of page