5 Dicas para ter mais sucesso nos negócios em 2017
- Comercial
- 30 de nov. de 2016
- 2 min de leitura
Atualmente o Brasil tem mais de 9 milhões de micro e pequenos negócios segundo informações do SEBRAE, que representa 27% do PIB brasileiro. Um avanço no setor entre os anos de 2008 e 2016, que formalizaram mais de 6 milhões microempreendedores individuais.
Entretanto, a taxa de fechamento de estabelecimentos é alta. Uma pesquisa realizada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), constatou que a cada dez empresas, seis encerram as atividades após cinco anos. Os principais motivos são por falta de planejamento e de estudo de mercado, além da baixa reserva de capital.
Um fator positivo é que algumas atitudes podem ser praticadas para evitar o fechamento precoce dessas empresas. Se você é um empreendedor com certeza já deve ter uma plano de negócios bem estruturado para sua empresa correto? Listamos abaixo algumas dicas de como você pode se organizar para iniciar o ano com o pé direito e obter mais sucesso.
#Revise o seu plano de negócios
Conforme as previsões econômicas mudam elas afetam o ambiente de negócios, assim como imprevistos, novos concorrentes entre outros, daí descobre-se que as coisas começam sair fora do planejado. Nessa hora os empreendedores ficam confusos sem saber quando devem atualizar o seu plano de negócio. O momento propício para atualizar um plano de negócios é a partir das novas informações que relatam a realidade, isso torna seu plano mais confiável porque ele adotou fato reais e não expectativas.
Com o decorrer do tempo não havendo um fato relevante o empreendedor poderá analisar se existem novas informações relacionadas internamente ou externamente à empresa e alterar suas premissas. Ou em casos em que o plano será apresentado à um novo investidor. É preciso estar atento se surgirem novos fatos.
#Obrigações com impostos
Quem trabalha com o comércio varejista sabe que é desafiador manter-se em dia com as leis tributárias, sejam elas de caráter municipal, estadual ou federal. De um ano para o outro talvez possa não haver grandes mudanças, e as taxas podem crescer ou decrescer. Por isso a necessidade de ter uma comunicação ativa entre você o seu contador que irá mantê-lo atualizado em relação as mudanças e a importância de manter em dia o pagamento das taxas de impostos.
# Salários de cada setor
De acordo com a deliberação de cada sindicato, anualmente ele divulgam tabelas com novos salários para diferentes setores do comércio, Esses dados importantes devem ser usados para planejar financeiramente de acordo com esse reajuste e como base para oferecer um salário competitivo aos funcionários.
# Portfólio de produtos
O melhor momento para revisar a oferta de produtos e serviços oferecidos pela sua empresa é no final de ano. É a fase ideal para se desprender de produtos que não são lucrativos e adequar seu negócio às novas necessidades do mercado.
# Status quo
O conceito do status quo é uma expressão latina que significa “o mesmo estado de antes” ou “mesmo estado atual”. Não permita que seja transmitido o vírus do ‘status quo” em sua empresa, tenha planos estratégicos com previsões eficientes afim de alavancar seus produtos e serviços. Quem tem a vacina é o mercado e os seus clientes, portanto, se o alcance não for o desejado dê a volta por cima - o que não vale é ficar correndo risco e na monotonia.
Sucesso!
Comments