top of page

Treinamento: 5 dicas para formar uma equipe

  • Comercial
  • 17 de out. de 2016
  • 2 min de leitura

Como você tem aproveitado o conhecimento dos seus funcionários em seu estabelecimento? Atualmente as exigências estão voltadas para o conhecimento, quem tem perfil para um determinado cargo tem grandes chances no mercado, aqueles que não preenchem os requisitos são excluídos; Presenciamos essa ação com muita frequência devido à concorrência, onde a palavra reciclagem está em alta e obter conhecimento é como se fosse beber água. Isso acontece devido as rápidas mudanças e desafios externos fatores que impactam a tecnologia.


A vantagem competitiva gerada dentro das empresas como forma de utilizar os conhecimentos de funcionários e colaboradores busca por soluções satisfatórias, como: servir os clientes e, sobretudo, encanta-los com serviços inovadores; e faz com que essa ação seja colocada em prática de modo rápido e eficaz para obter melhores resultados tornando-se hoje a mais importante tarefa da organização. Aproveitando esse gancho achamos importante citar algumas dicas relacionada ao assunto que, logicamente está ligada a capacitação de pessoas para que você possa se preparar e investir na formação de uma equipe campeã para o seu negócio.



Capacitação operacional


É formar, integrar e aperfeiçoar um grupo de pessoas para utilizar uma determinada solução em um estabelecimento ou em empresa como uma verdadeira equipe, com objetivos definidos, fazendo com que cada colaborador exerça sua função e coopere com os demais. A capacitação operacional é a experiência aprendida que produz uma mudança relativamente permanente em um indivíduo e que melhora sua capacidade.



1. Como é realizado?


Empresas de tecnologia voltada para o segmento de Automação Comercial, atualmente capacitam em pouco tempo operadores como: caixa, supervisores e gerentes em apenas um dia a equipe é treinada. Manuais de usuário são entregues para que se torne fácil a operação; e a duração de treinamento tem em média uma hora e meia.



2. Funcionalidade


O treinamento é um processo educacional para gerar eficácia. É imprescindível a capacitação do indivíduo, pois é o que determina os principais valores, permitindo analisar as possíveis particularidades de cada funcionário como por exemplo aquele operador que se destaca, gerando assim um melhor aproveitamento para com o estabelecimento.



3. Objetivos

A capacitação operacional pessoal é considerado como investimento empresarial destinado a treinar uma equipe de trabalho e reduzir chance de erros operacionais. Neste sentido, o treinamento é um esforço dirigido no sentido de equipe, com a finalidade de fazer a mesma atingir o mais economicamente possível os objetivos da empresa.



4. Importância


Como o ser humano é o principal insumo responsável pela competência e sucesso das empresas, torna-se necessário entender como extrair das pessoas seus mais altos níveis de participação e engajamento. Conscientizar o estabelecimento da importância de preparar profissionais que possam alcançar os objetivos organizacionais de um modo eficiente e eficaz.



5. Benefícios


- Qualificar a mão-de-obra;

- Redução da rotatividade;

- Redução do absenteísmo (ausência do funcionário no ambiente de trabalho);

- Aumento da eficiência individual dos operadores;

- Aumento das habilidades;

- Elevação dos conhecimentos;

- Mudanças de atitudes e comportamentos; e;

- Beneficiar a sua atividade econômica.


 
 
 

Comments


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Siga

©2015 Todos os direitos reservados

Empresas Associadas a AFRAC
bottom of page